Eventos - Organização

PRODUÇÃO E REALIZAÇÃO DE EVENTOS, PALESTRAS E RODAS DE CONVERSA.

 

Campanha –  Produção da “Campanha de apoio para realização das Assembleias das Associações Yanomami Ayrca e Kumirãyõma”, da aldeia Maturacá. A Campanha online apoiou a produção das Assembleias como compra de gasolina, alimentação e transporte de indígenas entre aldeias. Maio de 2022 pela plataforma online Benfeitoria.

 

Oficinas –  Produção e realização. 1a oficina: “Seguir Sendo: criando um corpo entre histórias&palavras”, com Mayra Ricardo Zuluaga; 2a oficina: “A Poesia do Corpo em cena”, com Viviane Palandi. Oficinas realizadas a partir da pesquisa de mestrado do integrante do Tabihuni Jeferson Bastos de Souza,  sob o título “Performance e Bruxaria: um estudo etnográfico sobre as experiências de vida de alguns integrantes dos grupos de bruxaria da cidade de Manaus a Ordem Mística Templo de Orion e a Tradição Trina Essência. As oficinas aconteceram no Mês de Maio de 2022 no espaço da OMTO (Ordem Mística Templo de Oríon).

 

Oficina –  Oficina “Segurando o Céu: a literatura indígena como ato de resistência”, parceria entre Tabihuni e Comunidade Nova Esperança Kokama, foi contemplado pelo Programa Manaus Faz Cultura, da Prefeitura Municipal de Manaus, por intermédio do Conselho Municipal de Cultura. Dia 02, 03, 09,10 de Abril de 2022 na Comunidade Nova Esperança Kokama, na cidade de Manaus-AM.

 

Lançamento Live –  E-book “Cantos e Danças: uma antropologia da musicalidade Sateré-Mawé”, da autora e antropóloga indígena Clarinda Maria Ramos. O projeto é uma parceria entre o Diretório de Pesquisa Tabihuni e a Casa de Comida Indígena Biatuwí, e  foi contemplado pelo segmento Manifestações Culturais pelo Edital Concurso Prêmio Manaus – 2021 – Zezinho Corrêa, da Prefeitura Municipal de Manaus – MANAUSCULT. Dia 21 de Março de 2022 pelo canal Youtube do Tabihuni.

 

Encontro – “Entre experiências, afetos e vivências interculturais”. Encontro de Celebração dos Projetos de Extensão “Tecendo Diálogos Interculturais” e “Práticas de leitura e escrita: o Português como L2 para acadêmicos indígenas”, na Escola Normal Superior – UEA. Dia 04 de Dezembro de 2021.

 

Lançamento – Livro bilíngue (português e Tukano) “Diálogos: Arte e Bahsesé – UKUSE: Bahse merise”, fruto do projeto “Arte e Bahsesé: um diálogo sensível em tempos de cura”,  parceria entre o Núcleo de Pesquisa Tabihuni e Centro de Medicina Indígena Bahserikowi. Projeto contemplado pelo Programa Cultura Criativa – 2020 / Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana do Governo do Estado do Amazonas, com apoio do Governo Federal. O lançamento aconteceu no Centro de Medicina Indígena Bahserikowi, na cidade de Manaus/AM.

 

Encontros – VI Encontro Arcanos: Movimentos Decoloniais da Cena e o Imaginário Amazônico. Participantes: Professores das universidades UFAM, UEA, USP, Unicamp, UFG, UERJ, UFAC, UFR e indígenas da etnia Ye’pá Mahsã (Tukano). 11 a 13 de setembro de 2019, Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas -ESAT/UEA

 

Palestra – Por uma Crítica Indígena da Razão Antropológica, Palestrante: Profa. Dra. Alcida Rita Ramos. 11/09/2016 as 09h00min no Auditório da faculdade de direito na UFAM.

 

Palestra – Imagem-personagem, Imagem-acontecimento: dança, espaço e alteridade na América do Sul Indígena. Palestrante: Aristoteles Barcelos Neto da UNICAMP. 18/10/2016, 15horas, auditório do 2º andar – ESAT/UEA.

 

Evento – Suwë Pë Kõkamõu: Arte, Cultura e Articulação de Mulheres Indígenas. Palestrantes: Mulheres indígenas de várias etnias (Tikuna, Macuxi, Dessana, Baré, Tucano, Tariano, Witota e Yanomami). 4 a 8 de abril de 2017.

 

Palestra – Iluminação Cênica: Conceitos e Aplicações. Palestrante: Rodrigo Horse Assis. 25/05/2017, 14h:30min, auditório do 2º andar-ESAT/UEA.

 

Roda de conversa – Piracema: Etnicidades e Artes das Cenas. Palestrante: Julia Pascali. 19/10/2017, 16 horas, Auditório 4º andar-ESAT/UEA