O livro Xamanismo Yanomami da região de Maturacá/Yanonami të pë hekuramou Maturacá a xapono há é resultado do encontro simétrico entre dois professores, um indígena Yanonami e o outro não indígena, Marcos Figueiredo Yanomami e Luiz Davi Vieira. Em uma edição bilíngue, na qual figuram os principais hekurapë (pajés) Yanomami com textos explicativos sobre as atividades exercidas pelas lideranças espirituais na performance ritual de xamanismo – o rekuramou, os autores nos apresentam o a diversidade cosmológica do ritual na aldeia Yanomami Maturacá no Alto Rio Negro.
Em “A Cena e o Sonho – poéticas rituais de Criação na Obra de Odin Teatret”, Vanja Poty discorre sobre a trajetória artística de Barba e do Odin, a elaboração da Antropologia Teatral, o processo criativo do grupo em O Sonho de Andersen e os elementos oníricos e rituais presentes neste espetáculo
Siron Franco é um artista que, paralelamente ao seu trabalho pictórico, têm uma vasta produção de monumentos e instalações. O livro visa uma investigação da relação entre o Teatro e as Artes Plásticas tendo como base o processo histórico artístico de Siron Franco. Contribuindo de forma específica para o conhecimento das relações performáticas da obra do autor investigado com o teatro
O livro bilíngue “Diálogos: Arte e Bahsesé – UKUSE: Bahse merise” é fruto da parceria entre o Centro de Medicina Indígena Bahserikowi e o Diretório de Pesquisa Tabihuni. Os capítulos são transcrições dos encontros online que aconteceram nos meses de março e abril de 2021 dentro do projeto “Arte e Bahsesé: um diálogo sensível em tempos de cura” contemplado pelo programa Cultura Criativa – 2020 / Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana do Governo do Estado do Amazonas, com apoio do Governo Federal.
Revista Arte da Cena – Dossiê: ETNICIDADE E CENA: (Cri)ações, Planos de Composição, Corpo e Ritual Ameríndio nas Artes da Cena.
O presente dossiê buscou reunir e apresentar artigos originais que discutam o tema da etnicidade e seus entrelaçamentos com o teatro, a dança, o circo, a performance, o audiovisual e todas as possibilidades de hibridização cênica, em seus múltiplos contextos e possibilidades, incluindo as perspectivas antropológicas, políticas, territoriais e ambientais.
Link para acesso: https://www.revistas.ufg.br/artce/issue/view/2009
Extensão em Revista – edição especial “Memórias do Isolamento”, da Pró -Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade do Estado do Amazonas.
A edição especial tem como objetivo compartilhar através de textos, imagens e links de acesso à vídeos do Canal Oré no Youtube a ação “Memórias do Isolamento”, realizada durante o isolamento social, pelos projetos de extensão “Tecendo Diálogos Interculturais” e “Práticas de Leitura e Escrita: o português como L2 para acadêmicos indígenas”, juntamente com o Diretório de Pesquisa Tabihuni.
Propondo uma relação entre as cantorias tradicionais e os cantos das igrejas, Clarinda produz uma etnografia dialógica, centrada na contextualização do seu lugar de fala e no registro de sua trajetória de vida, com destaque à sua luta como mulher indígena na cidade e a todo o percurso por ela caminhado para a consolidação da formação acadêmica como mestre em Antropologia Social. A narração de sua própria história traduz também a experiência que ela tem com as cantorias Sateré-Mawé, assim como, na ativação da memória da cosmologia musical de seu povo, evidencia outro tipo de musicalidade muito presente no cotidiano das aldeias de seu povo.
Link para baixar o livro: https://www.editorafi.org/443cantos
A produção e execução do e-book foi realizado em parceria com o Diretório de Pesquisa Tabihuni, com apoio do Prêmio Zezinho Corrêa da Prefeitura Municipal de Manaus.
Revista Urdimento – Dossiê: As Artes da Cena dos e com os povos indígenas.
Neste Dossiê Temático, o Comitê Editorial teve como objetivo reunir trabalhos realizados entre e com os povos indígenas, que envolvem tanto artistas indígenas como também não indígenas, mas que, sobretudo, estivessem engajados nas lutas e nos processos de visibilidade das culturas e manifestações desses povos.
Link para acesso: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21953
O título do livro de Luiz Davi Vieira Gonçalves sinaliza um percurso: Do sopro ao afeto: corpos kõkãmou na experiência xamânica. Em cosmologias Yanomami, o sopro é a alma, o princípio vital que os humanos compartilham com todo ser vivo e inanimado. Todos os seres têm alma. No fundo, humanos e não humanos somos todos humanos. Considerando que este, precisamente, é o significado da palavra yanomami ― “humanos” ―, somos todos yanomami. Se o sopro, ou alma, é comum a todos os seres, os corpos diferenciam. John C. Dawsey Antropologia/USP
Link para compra do livro: https://lojahucitec.com.br/produto/do-sopro-ao-afeto-corpos-kokamou-experiencia-xamanica-luiz-davi-vieira-goncalves/
Extensão em Revista – edição especial “Memórias do Isolamento II”, da Pró -Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade do Estado do Amazonas.
II Edição do projeto “Memórias do Isolamento” realizada pelos projetos de extensão “Tecendo Diálogos Interculturais” e “Práticas de Leitura e Escrita: o português como L2 para acadêmicos indígenas”, juntamente com o Diretório de Pesquisa Tabihuni.